
Paciente com demência e a família
9 de dezembro de 2020
Habilidades cognitivas e suas reservas
9 de dezembro de 2020As alterações do comportamento são frequentes nas síndromes demenciais, e são caracterizadas como um conjunto de sinais e sintomas relacionados a transtornos da percepção, conteúdo do pensamento e do humor. Também conhecidos como sintomas psicológicos e comportamentais da demência (SPCD), costumam aparecer no curso da doença, trazendo grandes transtornos para o cotidiano do individuo acometido e para os que cuidam.
Os sintomas mais comuns são apatia, depressão, ansiedade, delírios, alucinações, agitação, agressividade, irritabilidade, desinibição e alterações do sono.
Atualmente essas alterações são entendidas como resultado da interação do indivíduo com o ambiente, e do indivíduo com as pessoas que compõem o ambiente.
As abordagens não farmacológicas, como a estruturação de rotina, revelam ser grandes aliadas no controle dessas alterações.
Lidar com esses sintomas significa enfrentar mudanças. Existem muitas formas para lidar com as alterações de comportamento, mas nem sempre são adequadas para uma boa condução da situação.
Estratégias precisam ser traçadas e medidas mais assertivas utilizadas.
Confira algumas dicas:
• Não entrar em confronto com o paciente, evitar contestações.
• Criar situações favoráveis para facilitar o cumprimento das atividades diárias.
• Evitar assuntos polêmicos e desnecessários.
• Desviar o foco da atenção sempre que necessário.
• Não insistir demais, tentar novamente após algum tempo.
• Evitar mudanças que descaracterizem o ambiente.